+

Institucional

Quem Somos

Fundado em 29 de outubro de 1998, o Núcleo/Incubadora Unitrabalho – UEM tem realizado ao longo desses anos, pesquisa, extensão e estudos sobre o mundo do trabalho e os movimentos sociais. Somos docentes, pesquisadores, técnicos e discentes de diversas áreas profissionais, cuja identidade é produzir e difundir conhecimento, apoiando iniciativas locais para a geração de renda, na concretização das políticas de trabalho e sociais na perspectiva dos direitos e defesa da cidadania do trabalhador. Nossa ideia é interagir a Universidade e os trabalhadores para o desenvolvimento de projetos e ações que subsidiem suas lutas por melhores condições de vida, trabalho e renda. Buscamos a síntese do saber produzido na academia com o saber dos trabalhadores para qualificar a organização e a ação social, por meio da formação e educação continuada.


Como atuamos

O Núcleo/Incubadora atua por meio de projetos que têm abrangência nacional e envolvem diversas universidades e outros de abrangência local e regional, envolvendo diversas parcerias. Nos projetos participam docentes, pesquisadores, discentes de várias áreas do conhecimento, técnicos da UEM, outros profissionais e educadores sociais envolvendo a cidade de Maringá e região.

Possuímos também uma Incubadora no Campus de Extensão de Umuarama (CAU).

Temos capacidade de reunir profissionais para propor e executar projetos, estudos, pesquisas, extensão de caráter multidisciplinar e intercâmbio na maioria dos Estados brasileiros, uma vez que fazemos parte de uma Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho, composta por diversas universidades, distribuídas nos Estados do Brasil. 


O que pretendemos

Além de contribuir para o fortalecimento das organizações relacionadas com o Trabalho, o Núcleo/Incubadora busca o fortalecimento das instituições de ensino superior porque, em primeiro lugar, elas têm um papel social a cumprir: o de buscar soluções para os problemas reais das comunidades nas quais estão inseridas e, num plano mais amplo, para os problemas nacionais. Em segundo lugar, porque somente instituições universitárias sólidas e que absorvam as questões do Mundo do Trabalho no seu “pensar” e “fazer” acadêmicos podem contribuir, com mais propriedade, consistência e efetividade para a solução dos problemas sociais do nosso país.

Pensamos prosseguir com este trabalho de modo ético, coletivo e solidário, na busca de melhores condições para a vida dos trabalhadores com quem atuamos e no acréscimo de conhecimento para os integrantes da universidade, criando assim, uma ponte entre o mundo acadêmico e o do trabalho.


Recursos

Os recursos são obtidos junto ás instituições de fomento/financiamento de pesquisas, ensino e extensão, por meio de concorrência de projetos em Editais nacionais e estaduais, envolvendo também parceiros sociais.


Como participar da Unitrabalho

Para integrar ao Núcleo/Incubadora os professores/pesquisadores, profissionais, educadores sociais e acadêmicos que atuam no campo do trabalho e dos movimentos sociais, tenham interesses e compromissos com os princípios da democracia e defesa da cidadania, que desejam participar ou produzir projetos, estudos, pesquisas sobre o trabalho e os movimentos sociais para um novo fazer social, devem entrar em contato e expressar seu interesse de adesão. 


Parceiros

As parcerias são com entidades dos trabalhadores, Organizações Não Governamentais e Organismos de Estado, nacionais e internacionais, relacionadas ao Mundo do Trabalho. Em nível local estabelecemos parcerias com o poder Público (Prefeituras Municipais da região), bem como outras Instituições públicas e privadas.