Projeto Fortalecendo Empreendimentos de Economia Solidária

Atualmente, observamos uma importante movimentação para a consolidação e desenvolvimento de políticas que fomentem a Economia Solidária. Em dezembro de 2018, foi aprovado em Plenário do Senado Federal o Projeto de Lei 137/2017, que tramitava desde 2012, que prevê a criação do Sistema Nacional de Economia Solidária. No que diz respeito ao Paraná, em 20 de dezembro de 2018, foi instituída a Lei nº 19.784 que trata da Política Estadual de Economia Solidária.

Considerando esse cenário, o Projeto “Fortalecendo os Empreendimentos Econômicos Solidários”, desenvolvido no âmbito da Unitrabalho/UEM, tem como objetivo fomentar e prestar apoio aos grupos formais e informais de economia solidária, por meio de assessoria jurídica e política aos empreendimentos e também na gestão de conflitos internos. Segundo dados do II Mapeamento da Economia Solidária da Região Sul, o Paraná é o estado com o maior número de empreendimentos ainda informais. O projeto se propõe a apoiar esses grupos, contribuindo com sua inserção nas redes de economia solidária e com a escolha de caminhos para a sua formalização, respeitando suas características e necessidades.

O projeto busca também: realizar diagnósticos de EES informais e em vias de constituição em Maringá e Região; divulgar e promover os princípios da ES e Lei Estadual nº 19.784, que institui a Política Pública de Economia Solidária no Paraná; fomentar a participação dos grupos nas instâncias de representação e deliberação do Movimento de Economia Solidária no Brasil e no Estado do Paraná; contribuir para o debate científico acerca das temáticas pertinentes à ES, em eventos acadêmicos e da extensão universitária.

Interessados/as podem encontrar em contato conosco pelo telefone da Unitrabalho.